Marmostra International Film Festival
A Marmostra nasceu em 2017, fundado por Paulo Fajardo e Paulo Delgado, e teve como objetivo ser uma mostra de curtas metragens com o tema Mar, devido ao facto de ambos serem amantes da zona costeira da Praia da Tocha, assim como uma promoção à Arte Xávega que, ainda hoje, é praticada nos moldes tradicionais. A Marmostra é uma iniciativa da Associação de Moradores da Praia da Tocha, uma associação sem fins lucrativos.
Após quatro edições de sucesso, começámos a receber muitas curtas-metragens oriundas de vários países e, então, decidimos tornar a Marmostra num Festival Internacional e, através do apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e a Junta de Freguesia da Tocha, conseguimos também ter um prémio monetário para os realizadores que ficassem em primeiro e segundo lugares. A decisão dos vencedores é inteiramente do júri, pessoas singulares relacionadas com o cinema que convidamos para fazerem parte de cada edição.
Abrimos também outras duas categorias: Ambiente e Tradições.
Para além disso, criámos a categoria Marmostra Júnior, para jovens realizadores até 14 anos, com o objetivo de cativar os mais jovens ao cinema, assim como, sensibilizá-los para os temas em causa: Mar, Ambiente e Tradições.
Atualmente, vamos para a segunda edição como festival, tendo até agora mais de 6000 curtas submetidas na plataforma FilmfreeWay, exibido mais de 250 curtas metragens de mais de 100 países diferentes.
O objetivo da Marmostra International Film Festival é promover a cultura e o cinema independente na zona centro, assim como envolver a comunidade local, reunindo residentes, artistas, cineastas e entusiastas de cinema, estimulando a participação e o envolvimento de diferentes grupos de pessoas. Queremos celebrar a criatividade, reconhecendo o talento dos cineastas independentes ou amadores, que são selecionados para exibir os seus próprios trabalhos.
Temos também o objetivo de promover o desenvolvimento económico e turístico da Praia da Tocha e de Cantanhede, trabalhando todos os anos na melhoria do Festival para trazer um maior fluxo de visitantes à Praia da Tocha. Para além disso, trabalhamos para que o Marmostra International Film Festival se torne num festival de cinema de prestígio e reconhecimento, que os realizadores sintam que o Festival é respeitado e que possa abrir portas para futuras oportunidades de financiamento, parcerias e participação em outros festivais.
Associação de Moradores da Praia da Tocha
A Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT) é uma organização sem fins lucrativos, foi criada a 2 de Outubro de 1986, com o objectivo de promover o desenvolvimento social, cultural, desportivo e recreativo da população da Praia da Tocha. A sede está localizadas na Rua dos Pescadores de Nossa Senhora da Tocha, 37 na Praia da Tocha.
A sua sede é constituída por dois edifícios em forma de palheiro (construção característica da zona) e por um amplo jardim onde são realizadas algumas actividades. A Associação pretende ser o elo de ligação à Câmara Municipal de Cantanhede e Junta de Freguesia da Tocha para resolução de eventuais situações de interesse da população. A AMPT realiza ao longo do ano diversas actividades, tendo maior expressividade durante a época balnear. Destas, destacamos as Feiras de Artesanato Urbano, o Festival da Sardinha Torrada na Telha e da Batata Assada n’Areia, a Festa de Passagem de Ano, bem como exposições temáticas, sessões de cinema, passeios a locais de interesse, safaris fotográficos.
Da Associação de Moradores também faz parte o Núcleo de Pesca Desportiva que tem participado em diversas competições nacionais e internacionais, tendo arrecadado diversos prémios. A AMPT conta com cerca de 300 sócios e mantem-se economicamente activa através das quotas pagas pelos associados e de subsídios atribuídos pontualmente pela Câmara Municipal de Cantanhede e pela Junta de Freguesia da Tocha, para a realização de determinadas actividades.