Avançar para o conteúdo

Foi com um público atento e dedicado que o crítico de cinema Bernardo Freire conversou na passada sexta-feira, 28 de junho, no Piolho – Café Ti Chico, na Praia da Tocha, a propósito da 1.ª pré-apresentação do Festival Internacional Marmostra de 2024.

O ponto de partida foi um vídeo que ilustrou a diversidade e vivacidade deste festival de cinema à beira-mar. As cenas eram de curtas-metragens de vários géneros, nacionalidades e linguagens. Prepararam os interessados para uma troca de ideias sobre cinema e a maneira como provoca o pensamento e a proximidade ao outro, esteja ele na Sibéria ou no Kosovo.

Em foco estiveram os temas recorrentes do Festival: Tradições, Ambiente e Mar. Com o objetivo de aguçar a curiosidade da comunidade para o evento, que vai decorrer ao ar livre, no Largo da Fonte, nos dias 19 a 21 de julho, na Praia da Tocha, Bernardo Freire, cruzou curtas-metragens como “Fran and Verka” e “At the End of the World” para comentar, por meio dos planos, a experiência de viver em zonas remotas – “como se estivéssemos noutro planeta”.

 

 

Na temática Ambiente, depois de um trailer da curta-metragem “Semeando a Terra”, o crítico de cinema pergunta ao público: “Por braços no ar, quem é que acredita que vamos conseguir dar a volta à crise climática e prosperar?” No espaço, são pouquíssimos os que se revelam otimistas. Contudo, o contraponto chega na forma de outro filme, “The One Earth”, onde uma comunidade indígena brasileira revela um cuidado exímio com o meio-ambiente.

 

 

A sessão, que durou cerca de 40 minutos, terminou com a temática Mar. Uma secção mais experimental, que deu o mote para uma reflexão sobre a duplicidade do oceano, que tanto pode ser conselheiro como cruel. Em confronto estiveram mais 2 curtas em competição no Festival: “Resting Fog”, uma animação capaz de abrandar o ritmo do coração e “TIMELESS”, a história de uma menina que tem um efeito desorientador. Amontoam-se contrastes.

O diálogo entre o cinema e a comunidade continua já no dia 6 de julho, no Hugo’s, na Praia da Tocha, que vai receber a 2.ª pré-apresentação do Marmostra 2024, com Bernardo Freire de volta ao microfone.

 

Contamos contigo?